Você é um EMPREENDEDOR?

Você é um empreendedor? Já pensou em ser um? Acha que é algo fora do seu alcance?


Quando eu era mais nova, acordava cedo aos domingos para assistir televisão. Dois programas me chamavam a atenção: Siga bem caminhoneiro e Pequenas empresas, grandes negócios.


Siga bem caminhoneiro porque eu gostava de ver as paisagens e como as pessoas viviam. Pequenas empresas, grandes negócios me chamava a atenção pela criatividade que muitos tinham e criavam coisas surpreendentes, negócios grandes e pequenos.


Não sei você, mas 'empreendedorismo' sempre pareceu algo muito distante para mim. Meus pais sempre trabalhavam para alguém, e quando minha mãe pensava em criar algo, o desânimo e o medo de rejeição a invadia, e ela desistia. Era mais fácil trabalhar para alguém.



Mas o que é empreendedorismo? É processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas que já existem. Ou seja, descrito de forma simples pelo site da Sebrae, "empreendedor é aquele que cria algo novo; que vê o que ninguém vê"


Aí você pensa: "criar algo novo? Como se todas as minhas ideias já estão sendo usadas por alguém?". Essa é uma boa pergunta.


Mas quem disse que precisa ser algo do absoluto zero? Se tem algo que o Covid - 19 ensinou além de usar bastante álcool em gel é que as pessoas podem se reinventar.


O isolamento social trouxe oportunidades incríveis para pessoas que por um momento viram sua vida de cabeça para baixo depois de perderem um emprego. Será que eles criaram algo do zero? Não! Eles simplesmente deram seu toque pessoal ao que gostavam de fazer e isso virou sua marca. Junte isso com a necessidade e eles saíram na frente.


Por isso você, sim, você que tem uma ideia mirabolante já faz tempo de um empreendimento, por que não sentar e analisar bem sua ideia e talvez colocá - la em prática? Se você tem disciplina, visão do futuro, sabe lidar com situações de estresse e não tem medo de colocar a mão na massa, eu acho que você está perdendo bastante por não tentar mudar este mundo de um jeito seu.